Recomenda????es Administra????o CMDB

Correção de estilo: Francisco J Ramírez

¿Como posso otimizar o uso e funcionamento de um CMDB com informação correta e atualizada?

Image003

 

O CMDB proporciona um modelo lógico da Infraestrutura do TI para a manutenção e gestão dos componentes de serviços, conformado por elementos de configuração ligados ao CI. A importância reside em administrar adequadamente o processo de Gestão de configurações porque permite ter uma imagem global da infraestrutura TI e o núcleo essencial de todo o processo de serviço da mesa de serviço.

A seguir, apresentamos algumas recomendações a seguir para a eficiente administração e funcionamento de uma CMDB:

  • Defina um papel o um responsável dentro da organização que administre o CMDB; descentralizar as funções pode gerar incoordenação e gerar altos riscos para o projeto.

 

  • A atualização da informação contida dentro de uma CMDB deve ser constante. A informação muda com freqüência e os dados que era correto a semana passada poderiam ser ineficientes e obsoletos esta semana.
  • A configuração definida para a administração dos dados deve estar disponível para todos os processos gerados na mesa de serviço de TI. Por exemplo, si os dados de licenças de software não estão disponíveis para uma Gestão de Alterações, não será possível desenhar um plano de aquisição de licenças do software.
  • Realize a aquisição e inversão de uma ferramenta de software certificada que se adéqüe a os requerimentos da organização, baixo os lineamentos definidos por ITIL. Algumas vezes isso é percebido como uma desvantagem já que a inversão econômica geralmente é alta para este tipo de soluções.
  • Gere um filtro cada vez que se realize uma carga de CIs, dependendo do estado de seu ciclo de vida. Ou seja, podem ser obviados componentes que já foram retirados do negocio.
  • Você deve predefinir códigos de classificação dos CIs, tendo em conta que este identificador deve ser único e compreensível pelo pessoal interno da empresa. E possível  usar como identificador o nome do  PC, desde que este nome seja definido baixo uma nomenclatura standard dentro da organização. Adicionalmente, este identificador deve ser usado tanto para ativos de hardware e software.
  • Todos os ativos da organização devem estar registrados dentro do CMDB, para definir de maneira adequada no âmbito de um planejamento de inter-relações entre eles.
  • Gere os relatórios e indicadores adequados que permitam avaliar o rendimento do serviço do TI e melhorar a estrutura e inter-relações dos ativos dentro de seu ciclo de vida.

 

Administrar eficientemente uma CMDB gera grandes benefícios e uma maior produtividade para a organização, mais si não se implementa corretamente existe o risco que só gere perda de tempo e desconforto por não obter os câmbios dos frutos esperados. É por isto, que uma Gestão de Configurações precisa da colaboração de toda a estrutura TI para manter atualizada toda a informação armazenada no CMDB.

 

Advertisements
This entry was posted in Uncategorized and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s